Como especialista em medo, essa é minha resposta antes de ler o resto do tópico: As pessoas temem o que não compreendem.
A resposta é tão simples que não sei como você mesmo não chegou a essa conclusão. Agora que li o resto do tópico, algumas considerações.
Primeiro, muito me agrada um tópico mais sério pra variar. Segundo, Newton estudou realmente a alquimia. Por causa disso ele era um mago ? Se for assim, eu também sou... Newton criou o que chamamos de ciência. Provavelmente ele tentou separar a ciência da balela esotérica que esses tratados medievais estão impregnados. Uma mente racional, analítica e científica, certamente Newton não acreditava em magia. Porque magia não existe. O sobrenatural não existe.
Tudo é natural.
Se fantasmas existirem, isso será um fenômeno natural e como tal, será explicado pela ciência, se existirem fantasmas de fato, é claro.
Os alquimistas criaram a pólvora, a porcelana, o amianto (que era chamado de pele de salamandra devido a sua resistência ao fogo), etc.
O caso do amianto por exemplo, não era dito que se tratava de um novo material e nem sabiam que era extremamente tóxico.
Chamavam de pele de salamandra, criatura meio mística que “nascia do fogo”, porque a própria época estava impregnada de misticismo.
Se você olhar uma fórmula alquímica, verá símbolos estranhos que parecem mágicos, mas na verdade são símbolos que representam os elementos, como enxofre, sal, mercúrio, etc.
Criou-se um mistério em torno dos alquimistas devido ao fato deles sempre escreverem em código suas receitas.
Só pra completar o que estou querendo dizer, Colombo em sua grande navegação, por exemplo, tinha que usar a bússola escondido ou os superticiosos marinheiros achariam que tratava-se de bruxaria. Tamanho era o misticismo da época. E olha que nem estamos falando de épocas medievais.
NO LUAR
Esta Noite Prometerá!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário